O programa Mimosa Porquê? vai para o terreno desenvolver ações em escolas do Pré- Escolar e 1º Ciclo Básico, focadas na
importância da alimentação, da atividade física para o bom desenvolvimento das crianças e ainda da sustentabilidade dos seus comportamentos tendo em vista o futuro do planeta.
Trata-se, pois, de um programa de contacto com a comunidade escolar — com forte componente digital — focado na importância da alimentação, da atividade física e da sustentabilidade, nomeadamente no que diz respeito aos comportamentos com vista ao futuro do nosso planeta.
O programa irá disponibilizar:
Fichas de Atividades
Adaptadas aos diferentes ciclos de aprendizagem, capazes de responder aos Porquês das crianças;
Jogos Interativos
Para os alunos no site Mimosa Porquê?
Roadshow durante o ano letivo
Roadshow itinerante, que irá visitar escolas durante o ano letivo nos 18 distritos de Portugal Continental e ilhas. Numa vertente pedagógica, o programa vai promover momentos de interação entre alunos e animadores, para juntos prepararem lanches equilibrados, variados e divertidos. Mimosa Porquê? leva os lanches das crianças muito a sério: afinal, têm um papel determinante na concentração escolar, na boa disposição e no controlo do apetite ao longo do dia.
Desafio Final
Lançado junto dos professores na plataforma digital do programa, que decorrerá durante os meses de fevereiro a abril.
O 2º desafio periódico culmina no Desafio Final, que é a realização do anúncio para o qual as crianças escreveram o guião.
Este passo finaliza o processo, permitindo que as ideias e conceitos elaborados ao longo do projeto ganhem vida.
Partilha dos Trabalhos: Os anúncios serão partilhados no site da Mimosa Porquê.
Seleção dos Vencedores: Os grupos com os anúncios mais votados pelo público do site ganharão a entrada para o Evento Final - Dia do Leite e da Criança.
Desafio Periódicos
Tal como o Desafio Final, estes serão lançados juntos dos professores na plataforma digital do programa, tendo como objetivo manter a iniciativa viva nas escolas e nas mentes das crianças durante todo o ano letivo.