Porquê Mimosa Porquê? A resposta é fácil de dar: porque é aproximadamente a partir dos 3 anos — numa jornada que termina aos 10/11 anos — que as crianças, pela sua necessidade e curiosidade de perceber o mundo, repetem a palavra vezes sem conta: Porquê?
A palavra é simples,
as explicações nem sempre!
Por isso professores e pais temem-na muitas vezes. O Mimosa Porquê? vem, pois, ajudar a dar respostas aos vários Porquês, assentando as suas respostas nos três eixos que norteiam o programa:

bons hábitos alimentares, estilo de vida ativo e sustentabilidade.


Mimosa Porquê? leva os lanches das crianças muito a sério, afinal têm um papel determinante na concentração escolar, na boa disposição e no controlo do apetite ao longo do dia. Propõe-se a explicar e ensinar a comunidade a preparar

lanches equilibrados, variados e divertidos.

Calendário de Atividades
Consulta as atividades do programa ao longo do ano letivo.
Set
Out
Nov
Dez
Jan
Fev
Mar
Abr
Mai
Jun
Fichas de
Atividades
Nº1Nº2Nº3Nº4Nº5
Desafios
Periódicos
--
Desafio
Global
---
Jogos
Digitais
Interativos
Jogo #1Jogo #2Jogo #3
Roadshow --
Grande
Evento
--

Diverte-te com os nossos jogos interativos.

Joga Aqui
Planificador de Lanches
Dias felizes? Lanches saborosos e saudáveis!

Com as crianças em desenvolvimento físico e cognitivo, é fundamental que os lanches lhes forneçam energia e sejam ricos nos mais diversos nutrientes. Devemos, portanto, combinar proteínas, hidratos de carbono, vitaminas, minerais e fibras.

Por outras palavras, os lanches devem ser compostos por 3 grupos alimentares: os construtores, os energéticos e os reguladores.
Reguladores | Frutas. Escolhe as que a criança gosta mais, embora o ideal seja variar. Ainda assim, se tiveres de repetir não há problema: o importante é mesmo comer fruta!

Energéticos | Habitua as crianças a comerem pão escuro desde novos. É positivo variar nas suas tipologias e evitar bolachas processadas.

Construtores | O leite é um construtor, é saboroso, é rico em nutrientes e, muito importante, fácil de levar na lancheira e de ser consumido de forma autónoma. Tenta, de forma gradual, educar o paladar da criança para leite simples. Caso não seja possível, existem opções sem açúcares adicionados. Nota: esta solução não deve ser a norma.
Desafio final
O desafio final, lançado junto dos professores, irá
decorrer durante os meses de fevereiro a abril. Desafio Pré-Escolar e 1º Ciclo Cria um anúncio para os pais e encarregados de educação Este passo finaliza o processo, permitindo que as ideias e conceitos elaborados ao longo do projeto ganhem vida.

Partilha dos Trabalhos: Os anúncios serão partilhados no site da Mimosa Porquê?

Seleção dos Vencedores: Os grupos com os anúncios mais votados pelo público do site ganharão a entrada para o Evento Final - Dia do Leite e da Criança.
Votações

Vota no teu Anúncio Favorito do Desafio Final!

As turmas participantes do desafio final do Mimosa Porquê? deram asas à criatividade e criaram anúncios incríveis. Agora, é a tua vez de participar! Explora os vídeos, inspira-te com as ideias e escolhe um dos 10 finalistas. As 10 turmas vencedoras serão convidadas a participar no evento Dia do Leite e da Criança, que celebrará a participação no programa escolar "Mimosa Porquê?" durante o ano lectivo 2024/2025.

Como votar?

• Vê os anúncios criados pelas turmas.
• Vota naquele que mais gostas.
• Lembra-te: cada utilizador pode votar apenas uma vez!
CATL de Francos Grupo 1º ciclo
Votar

Votos: 67
Centro Social Paroquial de Nossa Senhora da Vitória Grupo 1º ciclo
Votar

Votos: 14
Colégio do Ave 1ºB
Votar

Votos: 0
Colégio do Ave 1ºC
Votar

Votos: 1
Colégio do Ave 2ºA
Votar

Votos: 7
Colégio do Ave 2ºB
Votar

Votos: 1
Colégio do Ave 3ºB
Votar

Votos: 0
EB JI de Vila de Rei-Bucelas e Bemposta Grupo 1
Votar

Votos: 54
EB JI de Vila de Rei-Bucelas e Bemposta Grupo 2
Votar

Votos: 52
EB JI de Vila de Rei-Bucelas e Bemposta Grupo 3
Votar

Votos: 85
Escola Básica António Matos Fortuna 1º ciclo
Votar

Votos: 65
Escola Básica Cidade Sol 4 turmas do Pré Escolar
Votar

Votos: 224
Escola Básica da Conceição 3º ano
Votar

Votos: 192
Escola Básica da Correeira 2ºC
Votar

Votos: 90
Escola Básica da Quinta da Cabouca 4º Ano
Votar

Votos: 266
Escola Básica de Arrabalde 1º ciclo
Votar

Votos: 48
Escola Básica de Francelos 2ºAno Turma FR1
Votar

Votos: 248
Escola Básica de Miratejo Pré Escolar turma BM
Votar

Votos: 50
Escola Básica de Sargento Mor 1º ao 4º Ano
Votar

Votos: 1
Escola Básica de Vila Boim 1º ao 4º ano
Votar

Votos: 35
Escola Básica de Vila Boim 1º e 3º ano
Votar

Votos: 16
Escola Básica de Vila Boim 1º, 2º e 3º ano
Votar

Votos: 15
Escola Básica de Vila Boim 2º e 3º ano
Votar

Votos: 23
Escola Básica do Codal 3º ano
Votar

Votos: 37
Escola Básica do Teixoso 2º e 3º Ano
Votar

Votos: 3
Escola Básica e Secundária Padre Martins Capela 4ºE
Votar

Votos: 93
Escola Básica PE.C Professor Manuel da Silva Leca 2ºAno
Votar

Votos: 368
Fundação COI Pré-escolar
Votar

Votos: 61
Jardim de Infância de Marão Pré-escolar
Votar

Votos: 39
Jardim de Infância de Santana da Serra
Votar

Votos: 228
Jardim de Infância de São Martinho das Amoreiras
Votar

Votos: 141
Jardim de Infância do Baixinho Pré-escolar
Votar

Votos: 1
Jardim Escola João de Deus De Belas 1ºA
Votar

Votos: 89
Jardim Escola João de Deus De Belas 1ºB
Votar

Votos: 6
Jardim Escola João de Deus De Belas 2ºA
Votar

Votos: 14
Jardim Escola João de Deus De Belas 3ºA
Votar

Votos: 3
Jardim Escola João de Deus De Belas 4ºA
Votar

Votos: 41
Jardim Escola João de Deus De Belas Sala Bibe Azul
Votar

Votos: 71
Fichas de Atividades
Exercícios adaptados aos diferentes ciclos de
aprendizagem, capazes de responder aos Porquês das crianças!

Fichas Pré-Escolar

Fichas 1º Ciclo
Pais e Encarregados de Educação
Presentes na vida das crianças no dia a dia, os pais ou
encarregados de educação desempenham um papel
fundamental na resposta aos Porquês em ambiente doméstico.

Queres saber como lidar com esta fase da
criança? Segue estes conselhos!

COLOCA-TE NO LUGAR DA CRIANÇA. Agora, responde de forma adequada à sua idade e nível de desenvolvimento. Outra coisa: não te antecipes à resposta, deixa-a colocar todas as dúvidas.
NÃO SABES? NÃO INVENTES. Não dês respostas fantasiosas. Pesquisa e dá uma justificação mais tarde, já com toda a informação reunida.
DEVES MANTER SEMPRE A CALMA. SEMPRE. Responde, com serenidade, às questões colocadas pela criança, contribuindo para um maior sentimento de autoconfiança.

Segue-nos no Instagram e
acompanha o nosso conteúdo